VILHENA: RO. Edital de Residência Multiprofissional na Saúde de Vilhena está com inscrições abertas pela Unesc

74 vagas para várias especialidades estão disponíveis: inscrição vai até dia 18 de fevereiro.

A Prefeitura de Vilhena e a Unesc divulgam nesta semana a abertura do edital dos programas de residência médica multiprofissional para a Saúde municipal. São 74 vagas disponíveis para inscrição até o dia 18 de fevereiro de 2020 por meio do edital no link www.bit.ly/editalresidencia2020.

De acordo com Antônio Carlos Nascimento, diretor institucional da Unesc, o programa, realizado em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Vilhena, envolve as áreas de Saúde em Enfermagem Obstétrica e Áreas Multiprofissionais da Saúde em Saúde Mental, Urgência/Trauma, Reabilitação Física, Intensivismo e Saúde da Família e Comunidade.

Estes programas constituem modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, caracterizados por ensino em serviço, distribuídas em carga horária semanal de 60 horas, em regime de dedicação exclusiva do residente, com duração de dois anos. Veja em anexo o cronograma geral do edital.

“É importante frisar que a Saúde de Vilhena já tem 106 residentes em atividade e agora, em 2020, esse número vai subir para 180 com o novo edital. Lembramos que para cada um o Ministério da Educação paga uma bolsa de incentivo no valor bruto de R$ 3.330 e que as provas acontecem no dia 23 de fevereiro. Esta é uma grande parceria da Unesc com a Prefeitura de Vilhena para ajudar a melhorar ainda mais a Saúde de Vilhena”, explica Antônio Nascimento.

Todos os residentes que vierem a atuar na Saúde do município são profissionais já formados e que vão se especializar através de estudo por meio da prática. Enquanto isso, colaboram para a Saúde de Vilhena, com custo praticamente zero para a Prefeitura de Vilhena, pois prestam assessoria no atendimento, elaboram protocolos, projetos e ações com financiamento de bolsas do Governo Federal.

Recentemente o prefeito Eduardo Japonês e o presidente da Câmara de Vereadores, Ronildo Macedo, junto do secretário municipal de Saúde, Afonso Emerick, estiveram na instituição de ensino e conversaram sobre a importância da residência para a cidade. “A Unesc não é responsável apenas por formar profissionais, ela gera economia para o executivo municipal, melhora a Saúde dos cidadãos, promove a geração de empregos e de renda. A faculdade traz tudo isso para o município. Agradecemos a faculdade por acreditar em Vilhena. Enquanto isso a Prefeitura faz sua parte, contando sempre com o apoio da Unesc”, garante o prefeito.

“Prestigiar, apoiar e incentivar uma entidade que desempenha um papel social brilhante, realizado por acadêmicos e corpo docente de várias áreas, voltado para a população vilhenense, é mais do que uma obrigação”, garante Ronildo.

Aberto desde o dia 31 de janeiro, o processo e mais informações sobre a residência também podem ser consultados no site www.portal.residenciasvilhena.com.br.

 

Fonte: Assessoria