Duas bases aéreas que abrigam soldados dos Estados Unidos e tropas aliadas no Iraque foram atingidas por foguetes na madrugada de quarta-feira (noite de terça-feira no Brasil). A Guarda Revolucionária Iraniana assumiu a responsabilidade pelo ataque, segundo a televisão estatal do Irã, que relatou que foram lançadas “dezenas” de foguetes contra os alvos.
As bases ficam localizadas em Ain al-Assad, a cerca de 200 quilômetros de Bagdá, e em Erbil, a quarta maior cidade iraquiana, situada na região autônoma do Curdistão, ao norte do país.
O Pentágono confirmou que o Irã lançou mais de uma dúzia de mísseis contra as duas bases no Iraque. “Está claro que esses mísseis foram lançados do Irã e tiveram como alvo pelo menos duas bases militares iraquianas que hospedam equipes militares dos EUA e da coalizão em Al-Assad e Erbil”, disse em comunicado Jonathan Hoffman, da Secretaria de Defesa dos EUA. Ele acrescentou que as bases estavam em alerta pela possibilidade de ataques do regime iraniano às forças e interesses norte-americanos na região.”
“Uma autoridade de segurança dos EUA disse à CNN que não há relatos de vítimas norte-americanas até o momento, mas que uma avaliação está sendo feita. Uma autoridade iraquiana disse à rede de televisão que há vítimas iraquianas, mas não é possível saber se as vítimas foram mortas ou feridas. A mesma fonte afirmou que 13 foguetes atingiram a base Ain al-Assad, disparados de uma distância de cerca de 10 quilômetros.
A agência estatal iraniana Isna publicou um vídeo que supostamente seria do ataque:”
Fonte: gazetadopovo