Previsão aponta que semana do Natal será típica do verão 2020 com chuvas em boa parte do Brasil

Verão começa no próximo domingo (22) e a primeira semana da estação promete trazer calor e chuva em todas as regiões do país. Segundo Inmet, mudanças serão graduais.

A previsão geral para o verão, que começa neste domingo (22), é de temperaturas altas e chuva generalizada. A estação deve ser típica, mas, entre o Natal e o Ano Novo, as mudanças devem ser graduais. Ainda assim, chuvas são esperadas na maior parte do país.

Entre os dias 22 e 28 de dezembro de 2019, o Inmet prevê intensificação das chuvas nos seguintes estados: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e no leste de Goiás. Podem ser registradas chuvas significativas no Mato Grosso, em Rondônia e em Tocantins, assim como o centro-sul do Amazonas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), podemos esperar neste verão “chuvas fortes; queda de granizo; ventos com intensidade variando de moderada à forte e descargas elétricas, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

As temperaturas sobem naturalmente no verão por causa da posição em que o Sol incide sobre o hemisfério Sul, tornando os dias mais longos do que as noites. Além disso, é normal ver mudanças rápidas no clima.

Alerta para chuvas fortes

Os especialistas lembram que, neste verão, as chuvas serão mais intensas. Os riscos de deslizamentos e enchentes são elevados. A meteorologista Patrícia Madeira, do Climatempo, explica que, em 2019, a chuva começou já na primavera, deixando o solo de algumas áreas do Sudeste mais vulnerável a deslizamentos de encostas por causa da quantidade de água já absorvida pela terra.

Em caso de necessidade, o número da defesa civil é o 199 e do corpo de bombeiros é o 193. Em alguns estados, já há sistemas informando riscos via SMS.

Fonte G1