VILHENA-RO: DIA DA PISCICULTURA: “FESTIVAL DO TAMBAQUI”

A SEMAGRI (SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA. VILHENA) promove no próximo (21/03), das 8h às 17h, No Parque de Exposições de Vilhena, 1º Dia da Piscicultura, (Festival do Tambaqui).           

O 1º Dia da Piscicultura apresentará os desafios e novas oportunidades desta atividade, tratando aspectos produtivos, reprodutivos e comerciais.

Preocupados com a baixa na produção de peixes no município, mesmo Vilhena sendo considerada a segunda cidade que mais consome peixe no estado de Rondônia, a intenção do evento é incentivar a criação, engorda e venda de peixe em Vilhena.

De acordo com o Secretario de agricultura Jair Dornelas, serão abordados os sistemas produtivos: tanque-rede e possíveis integrações (pensando em pessoas que gostaria de começar um negócio ou mesmo se aperfeiçoar as novas técnicas na criação); principais espécies comerciais; mercados (canais já consolidados) e modelos de negócios e aspectos produtivos e reprodutivos de peixes comerciais.

O evento contará com parceiros como: EMATER, SENAI, SEBRAE, BOA SAFRA, SICRED, CREDISUL, BANCO DA AMAZÔNIA, BANCO DO POVO, IDARON, PASTORAL DA CRIANÇA, AUTOVEMA FIAT  entre outros parceiros que estão confirmando a presença no evento e estarão orientando e palestrando no evento sobre a criação de peixe em pequena e grande escala entre outros assuntos e temas relacionados.

As secretarias de Assistência Social  (SEMMAS) e de  Saúde (SEMUSA) estarão com eventos  no local para os frequentadores do festival.

Além de palestras e orientações sobre a criação e manuseio, desde o alevino, engorda e venda dos peixes, o evento também trará uma oficina onde serão orientados como desossar, limpar, tirar o filé do peixe, todas as técnicas necessárias para o sucesso de uma produção.

3.000 bandas de tambaqui também serão servidas aos presentes para degustação, produto oriundo da piscicultura de criadores no município.

Na ocasião o Deputado Luizinho Goebel fara a entrega de (3) caminhões caçamba e (2) Caminhonetas para a SEMAGRI reforçando a frota para o atendimento do homem do campo, e 5.000 toneladas de calcário para os Presidentes das Associações no município, cada Associação receberá 60 toneladas de calcário.

Esta confirmada a presença do Governador Marcos Rocha, Senadores, Deputados Federais e Estaduais.

Estudo realizado pelo Rabobank mostra que a aquicultura pode ser, na próxima década, a nova fronteira de proteína animal no Brasil. Na pesquisa, os dados mostram que a produção de peixe em cativeiro poderá alcançar 960 mil toneladas em 2022 – o dobro em relação as 479 mil toneladas de 2010.

“Entre as espécies cultivadas no Brasil, O tambaqui caiu no gosto popular, é uma joia brasileira. O brasileiro conhece e consome o salmão do Chile, o panga do Vietnã e o bacalhau português ou norueguês. Agora, chegou a hora de conhecer melhor o tambaqui, um peixe nativo da Amazônia que é produzido de forma sustentável, sem hormônio ou corantes”, afirmou o secretário agricultura (SEMAGRI) Jair Dornelas.

Texto: Araújo