Programa social do Cras “Valor da Família” fortalece de vínculos de beneficiados pela Semas

Para complementar as ações de proteção e desenvolvimento das crianças da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), o programa “Valor da Família”, realizado pelo Centro de Assistência Social (Cras), assegura espaços de convívio familiar e comunitário, desenvolvendo relações de afetividade e sociabilidade de crianças até os 6 anos de idade. A mais recente etapa do programa reuniu diversas famílias em uma tarde descontraída com brincadeiras, alimentação e muita diversão.

Por fortalecer a interação entre crianças do mesmo ciclo etário, valorizar a cultura das comunidades locais e resgatar vivências lúdicas através dos brinquedos e brincadeiras, o programa desenvolve estratégias para estimular e potencializar o desenvolvimento intelectual e social das crianças participantes, bem como revitalizar o papel da família e da comunidade no processo de proteção social.

“A formação da criança em seu ambiente social é de importância fundamental para seu futuro. A Prefeitura pretende com esse programa garantir que o maior número de crianças tenha uma infância saudável e possam crescer desenvolvendo vínculos afetivos, se tornando um adulto que se encaixa bem na sociedade no futuro”, conta a secretária de assistência social, Patrícia da Glória.

A cada 15 dias o Cras realiza encontros com dinâmicas de acolhimento, utilizando ferramentas como a televisão, desenhos e lápis de cor para as crianças. Enquanto essas atividades são desenvolvidas os pais assistem palestras com mesmo tema em que os filhos estão realizando as atividades, para que eles apliquem em casa o que foi aprendido durante o encontro.

As famílias participantes são oriundas de programas sociais como o Criança Feliz, Nutrividas e Bolsa Família, que vivem em situação de vulnerabilidade social. Através das visitas domiciliares que a equipe do Cras realiza, é feito o convite para as famílias participarem do “Valor da Família”.

Semcom