Vilhena, RO. Um programa gigante para atender ao pequeno.

Desde que entrei na Prefeitura até as 12h22 desta sexta-feira, o programa Porteira Adentro já fez 2.731 atendimentos em Vilhena. Isso representa cerca de 70% das quase 4 mil chácaras que existem na cidade. E o que esse programa faz, afinal?

Ele é um programa gigante que atende ao pequeno com serviços de gradagem, manutenção de estradas, destocamento, abertura de tanques de peixes, implantação de bebedouros para gado, transporte de adubo, calcário, realização de aterro com caminhão caçamba e apoio geral ao produtor com vários serviços. O mais curioso é saber que esse programa só passou a funcionar cerca de cinco anos depois de sua criação, em 2013.

Focada na recuperação das estradas rurais do município no primeiro ano de meu mandato, a Semagri patrolou, encascalhou e nivelou dezenas de quilômetros de linhas até meados de 2019. Nestes primeiros 12 meses foram feitos algumas centenas de atendimentos do Porteira Adentro. De julho do ano passado para cá intensificamos as atividades do programa, realizando cerca de 2,5 mil atendimentos nos últimos 12 meses. O resultado?

A zona rural de Vilhena está vibrante, recebendo condições de produzir mais e melhor, mantendo as vendas mesmo na pandemia e promovendo o que o nosso secretário municipal de Agricultura, Jair Dornelas, costuma chamar de “êxodo rural ao contrário”.

Ele explica que os jovens e muitos que haviam vindo para a cidade por perderem as esperanças com o campo em anos passados, agora estão voltando para as propriedades de suas famílias, para ajudar na produção. Afinal, o potencial de rendimento da zona rural multiplicou-se. Os negócios rurais, agora, prosperam e atraem trabalhadores. Como produtor rural me sinto realizado em poder contribuir dessa forma importante com os agricultores familiares, criadores de animais e agroindústrias. Um trabalho árduo, documentado e realização de sonho dos nossos trabalhadores rurais há anos. O Porteira Adentro dá resultado bom no campo e o produtor reconhece.

Vilhena avança na produção rural para milhares de pessoas.

SEMCOM